quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aspirador de Pó

O primeiro dia de um estagiário, enigmático por essência, exige sempre muita cautela. O que há por vir? Onde se encaixar? Como não agir de maneira estúpida? E o primeiro dia de um recém-formado em uma agência de publicidade, é claro, não foge à regra.

Já o segundo, outra história, outro dia, e é justamente nesse dia que se descobre que bem como se previa, a propaganda é de fato a alma do negócio. Vinte e quatro horas depois, nada de alarde, nada apresentações e demonstrações extravagantes.  Quem é você? Quem quer saber? A doçura acaba como um gole de absinto.  O perigo é flagrante. Sozinho e sem saber para onde andar, com quem falar e a quem bajular, o estagiário percebe ter se enfiado no meio de uma sinuca de bico, ou uma sinuca de saco. Vou te explicar melhor. Nesse jogo, há um taco apontado para a bola branca, que se alinha perfeitamente a uma bola qualquer, que por sua vez, mira para suas pobres bolas do saco, dentro do buraco. É torcer para dar merda, do contrário, tchau tchau para os bagos do estagiário.

Um pedido. Olha só, seu primeiro briefing! Um comercial de curta duração para televisão. Um minuto apenas, para vender o Turbo Duster Aniquilator 7325 Pro, um revolucionário aspirador de pó.

Aberração ou não, a ferramenta - segundo o cliente - era capaz de fazer milk-shakes deliciosos, bloquear contatos indesejados no Facebook, buscar o jornal na caixa de correspondência, além de catar piolhos com eficiência e facilidade. A grande verdade, é que o Turbo Duster Aniquilator 7325 Pro também podia moer carnes com precisão e ao acoplar em seu corpo de titânio o acessório Multi Slim Tools on The Table, se transformar numa escada em questão de segundos! Ele lava? Lava! Ele seca? Seca! Ele passa? Passa! Ele veste e ainda dá o nó da gravata! Só um aparelho desses pode dar aula de mandarim para os cachorros e fazer sua barba muito melhor! Enfim, uma maravilha da tecnologia, Turbo Duster Aniquilator 7325 Pro.

O estagiário analisou a embalagem, leu e releu o manual, testou, sugou um pouquinho de pó pelos cantos da agência e constatou que a fera era realmente capaz de aspirar pó, mas nada demais. Proativo e precavido, antes de qualquer coisa, se dirigiu à sala de criação. Frio no umbigo, logo chegou dizendo ao que havia sido incumbido e fez suas considerações. Sem mais. Baixou a crista e ouviu a voz da experiência lhe dar uma leve aula de “como vender areia no deserto”, antes de saber que a consequência de seus anos e anos de estudo era aquilo mesmo, Turbo Duster Aniquilator 7325 Pro, o bendito aspirador de pó, fazedor de caldo verde e creme de jiló.

De volta à sua mesa, confabulou com seus simples botões de simples estagiário e não se permitiu compactuar com tamanho trambique. Não passou tantos anos estudando para isso. No fim daquele mesmo dia, pediu demissão. Fim de jogo para o garoto. No caminho vertical feito pelo elevador, pensou na ideia absurda do aspirador e deu boas gargalhadas. Alguns instantes mais e enfim, de volta para casa.
Quando chegou, avistou de longe um entregador das Casas Bahia bem em frente à sua porta, com um embrulho imenso sobre os ombros. Lá vem, sussurrou seus instintos. Você mora aqui? Pergunta o rapaz da loja. Desconfiado, mas sem saber de nada, o estagiário acenou positivamente. Abriu a porta e logo viu sua avó caminhando em sua direção, com um sorriso de orelha a orelha, típico de quem tem o costume de fazer compras sem sequer pensar.

Quê que é isso vó?

É o Turbo Grill Vitor Belfort Jungle Fighter 2019, você precisa ver o que ele faz!

Ah sim, até imagino! Ele constrói castelos de areia na praia, lê crônicas de Drummond em língua estrangeira, descasca batatas e faz soldas com precisão incrível. Sem falar que ele lava suas dentaduras e controla o tempo do assado no forno, não?

Não. É só um grill, como aquele George Foreman, serve para grelhar! Engraçado, nunca ouviu falar?